Não use seu tempo como moeda!

André Rodrigues — Filmmaker
9 min readFeb 1, 2019

E mais uma vez daquelas zilhões de conversas e discussões de whatsapp consegui achar algo que vale a pena ser registrado nesse espaço da internet do qual possuo controle, meu humilde blog.

Hoje eu quero falar com vocês todos sobre a importância do investimento no seu trabalho e claro, em você mesmo. Quero falar sobre a moeda mais valiosa do mundo, o TEMPO!

Ainda hoje muitas pessoas rateiam e reclamam de ter que gastar dinheiro em equipamentos, estudo e etc. Espero que com esse artigo eu consiga mudar um pouco essa forma de pensar de alguns e com isso ajudar as pessoas.

Pra começar eu vou colocar uma situação simples e corriqueira que toda vez vejo as pessoas comentarem em alguma conversa:

“Meu cliente não me paga o suficiente pra eu investir nesses equipamentos todos, logo eu não preciso disso.”

Então eu começo dizendo algo que não me canso de repetir:

Você NÃO compra equipamento pra agradar o seu cliente, pra tornar a vida do seu cliente melhor, pra fazer algo melhor pro seu cliente. Você compra equipamentos pra fazer o SEU trabalho mais rápido e com melhores resultados. Você compra seu equipamento pra VOCÊ ter uma vida melhor!

Uma história de vida!

Imagine a situação hipotética de um amigo nosso que tá começando no audiovisual. Ele tem pouca experiência, ele tem pouco estudo e conhecimento, pouca prática e claro ele tem pouco dinheiro investido. Logo ele demora muito mais tempo pra conseguir e executar um trabalho. Aí ele consegue um ou outro trabalho onde ele vai ter uma diária pra gravar um vídeo de produtos e depois editar, colorir, finalizar e entregar um vídeo de 5 minutos. Pra isso essa pessoa vai cobrar 500 reais pra fazer tudo, um valor muito barato por sinal.

Antes de continuar é preciso destacar que nenhum dos valores e números que vou por aqui (seja falando de dinheiro ou de horas de trabalho e etc) são exatos. Eles são apenas números representativos para explicar o ponto de vista. É claro que as horas que um trabalho demanda variam muito. Você pode demorar uma hora pra editar um vídeo de 1 minuto ou até 10 horas pro mesmo vídeo, mesmo sendo experiente, porque isso vai variar de acordo com o tipo de vídeo e o que se espera de resultado final e etc. Então como falei os números são apenas para passar a ideia que eu quero demonstrar.

Continuando com o exemplo agora imagine que esse novo “videomaker” possui uma simples Canon T2i, uma lente do kit, 2 baterias e nada mais. Ele chega no local e percebe que o local é bem escuro. Ele está numa situação complicada com uma câmera que não trabalha bem em baixa luz e agora vai perder algum bom tempo pensando numa solução pra isso.

Chegando em casa ele tem um material muito ruim pra editar, além do codec comprimido que atrapalha demais na edição pois acaba criando lentidão em todo o processo, ele vai ter que gastar muitas horas na pós produção só pra corrigir a imagem que ficou muito ruim. Ele também não vai conseguir fazer tantas modificações e nem corrigir tanto devido ao material que essa câmera entrega ser mais limitado.

Pra piorar toda a situação o rapaz ainda tem uma ilha de edição muito antiga, com um processador e uma placa de vídeo muito antiga, ou ainda uma ilha nova mas mal projetada, um notebook com processador errado e etc… Em resumo: a ilha dele não ajuda em nada. Portanto o playback não é liso, ele aperta espaço e demora 1 segundo pra dar play, esse um segundo em centenas de vezes que você aperta espaço durante a edição e colorimetria de um projeto se tornam muitos e muitos segundos, muito tempo perdido. E o software? Ou ele tá usando uma versão antiga do software que não possui diversos novos recursos que aceleram o seu trabalho ou ta usando uma versão atual que toda hora trava e da problemas porque o hardware é antigo e não possui tecnologias e recursos que o software precisa pra funcionar bem. Nessa brincadeira toda, ele já perdeu dezenas de horas pra editar um material simples em FHD.

Aos trancos e barrancos ele consegue finalizar a edição e a cor pra finalmente partir para a finalização do vídeo. Mas aí na hora do render além de diversos problemas, travadas e etc, quando ele finalmente consegue exportar o video ele perde 2, 3 horas para exportar aqueles 5 minutos de vídeo…

Esse cara perdeu muito tempo de sua vida. E amigo, eu nem abordei a questão do estresse, do quanto todo esse processo deixou ele puto da vida, quantas cabeçadas ele deu na parede, pauladas na mesa, e pior, quantas horas ele perdeu a mais procurando as soluções dos erros e problemas na internet.

Agora vamos investir!

Eis que o cara resolve trocar sua câmera. Tá difícil, ele tem poucos jobs, mas ainda assim ele gasta suas economias e investe uns 5 mil reais numa nova câmera. Essa nova câmera agora permite que ele trabalhe numa situação de baixa luz de forma um pouco melhor. Apesar de agora essa nova câmera entregar materia 4K que vai também permitir um novo mundo de possibilidades na edição, ela ainda é limitada, entrega arquivos em codec comprimido, uma ciência de cor não muito boa, imagens em 8bits 420 ainda e etc. Mas de qualquer maneira, é uma câmera bem melhor.

Seja como for, ao chegar no local para gravar a baixa luz agora não é tanto problema. Ele gasta menos tempo e consegue um resultado um pouco melhor. Agora ele tem um material melhor que vai proporcionar um resultado final melhor.

Mas chegando em casa na hora da pós-produção aquele material 4K na sua ilha antiga é terrível! Mais do que nunca seu projeto trava, você perde informações, tudo está mais lento, ele está mais estressado que nunca! Aí ele pensa em gerar proxy do seu material pra editar mais tranquilo, só que nisso lá se vão mais algumas horas perdidadas. Ao menos ele vai eliminar o problema do codec comprimido que demanda muito mais processamento…

Depois do proxy gerado ele começa a editar o material e percebe que agora ele não precisa mais perder tantas horas corrigindo os problemas de captação de antes porém ele percebe que precisa gastar muitas horas corrigindo as cores que a câmera não conseguiu captar tão bem. Aquela pele que não ficou no tom correto vai dar muito problema na pós-produção pra ser corrigida, ainda mais que a câmera entrega um material que não permite uma latitude grande de modificação. E lá se vão mais algumas horas…

Finalmente ele chega na finalização mas para exportar o material que antes demorava 2 ou 3 horas, agora com imagens de melhor qualidade ele percebe que vai demorar ainda mais! Quanto tempo perdido!

Dá pra melhorar?

É claro que dá! Nosso amigo gasta um pouco mais de seu dinheiro e com mil reais ele compra um par de LEDs de boa qualidade. Agora ao chegar naquele local escuro, ele rapidamente ilumina tudo, sua câmera não precisa ir ao extremo e passa a entregar imagens ainda melhores. Resultado final? Melhor ainda!

Porém quando chega em casa… Quando chega em casa ele percebe que está na hora de um investimento maior ainda. Sem pensar ele comete uma “loucura”, acessa uma loja online e gasta 5, 6, 8 mil reais em um novo computador.

Mas é incrível! Agora o 4K voa sem proxy. A edição agora é lisa, ele consegue atualizar seu software para a versão mais nova que possui várias ferramentas que antes ele não tinha e logo seu trabalho é facilitado e ele consegue terminar a edição em muito menos tempo. Só que ele ainda perde muitas horas colorindo aquele material…

E o tempo pra exportar o vídeo que foi gravado com um codec comprimido diminui muito mas ainda é longo. De qualquer maneira ele já economizou um bom tempo.

O mais incrível é que agora com esse tempo economizado, nosso amigo que antes fazia um ou outro trabalho de 500 reais, agora tem muito mais tempo livre e com isso consegue encontrar mais outros trabalhos de 500 reais e realizá-los. Logo, nosso amigo passa a ganhar mais dinheiro ainda e a ter mais tempo livre.

E se eu investir parte do dinheiro que ganhei a mais?

Depois de tudo isso nosso amigo já está ciente e já percebeu a importância do investimento. Então agora que ele está ganhando melhor ele consegue pegar parte desse ganho e investir novamente!

Com 10, 12 mil reais ele compra uma nova câmera e alguns acessórios. A nova câmera consegue entregar a ele um material gravado em um codec bem mais leve, com uma ciência de cor melhor, imagens com 10 bits 4:2:2 e por aí vai.

Aquele chroma que nosso amigo morria pra recortar em uma imagem 8 bits 4:2:0 agora está muito mais fácil e rápido de ser recortado. A edição se tornou muito mais rápida e leve com esse novo codec e por fim todo aquele tempo perdido corrigindo cores agora não é mais tão necessário pois a imagem já é captada com uma exposição mais correta devido aos recursos que a câmera lhe proporciona, as cores e os tons de pele são mais cravados e assim por diante. Nosso amigo economizou muitas horas aqui.

Pra melhorar na hora de exportar aquele vídeo de 5 minutos a exportação demora 3 minutos, mais rápido que em tempo real! Que maravilha! Nosso amigo tem mais tempo livre que nunca e agora no mesmo tempo que ele conseguia fazer 1 trabalho de 500 reais, ele faz 3 e ainda lhe sobra tempo e dinheiro pra mais um investimento, esse talvez o mais importante e que diga-se de passagem aqui no texto eu coloquei no fim da cadeia, porém eu indicaria que, se possível é claro, que você que está lendo este artigo coloque lá em cima, antes de tudo!

Investir tempo e dinheiro em você mesmo! Aprender mais!

Agora com tempo e dinheiro nosso amigo consegue investir nele mesmo, fazendo cursos, workshops, indo a eventos e etc onde ele aprende muito e cria uma rede de contatos. A rede de contatos lhe gera mais trabalhos e mais dinheiro, enquanto o estudo e o aprendizado lhe gera mais tempo livre!

Uma pessoa com maior conhecimento das suas ferramentas de trabalho, que domina sua câmera, que conhece muito bem seus softwares, que conhece técnicas avançadas e etc, vai executar seu trabalho cada vez mais rápido e o resultado disso a gente já sabe, ganho de tempo!

Na realidade, eu diria que este é o primeiro investimento a se fazer. Antes de equipamentos e etc, invista em VOCÊ. Cursos e aprendizado. Invista não somente o seu dinheiro nisso, mas o seu TEMPO. Essa sim é uma forma boa de gastar o seu tempo, com você! Gaste seu tempo aprendendo e evoluindo!

Mas isso não é muito dinheiro?

Não amigos, não é! Na realidade eu trabalhei com valores baixos aqui exatamente pra mostrar que é possível investir pouco e ainda assim de forma eficiente que vá fazer muita diferença no seu trabalho, na sua vida! O resumo é que com um investimento constante, e até baixo, a vida do nosso amigo melhorou muito. Ele se estressou muito menos e ganhou muito tempo.

Pra alguns parece muito investimento pois eles pensam assim: “Ai meu deus vou investir tudo isso pra um trabalho?”

Mas a realidade é que não é apenas um trabalho! Estamos falando aqui de investimentos que vão durar 3, 4 até 5 anos em plena função. Irão ser 3, 4 ou 5 anos de centenas de trabalhos e logo estamos falando de centenas e centenas de horas a menos trabalhadas, centenas de situações ruins evitadas e por consequência muito menos estresse e dor de cabeça em cada um desses trabalhos.

Vale lembrar que você não vai comprar tudo do bom e do melhor de uma vez. É tudo um processo, com o tempo você vai fazendo os investimentos, mas eles tem que ser feitos. Até porque nem faz sentido você pegar um equipamento melhor sem antes conhecer bem ele e sem ter extraído o máximo dos seu equipamento atual. Além disso esse investimento todo volta muito rápido, não só como tempo livre mas em dinheiro mesmo. Uma ilha, uma câmera se pagam rapidamente.

Na vida tudo tem um custo meus caros leitores… Mas com certeza absoluta a moeda mais cara que existe é o TEMPO! Então eu aconselho que você evite ao máximo pagar qualquer coisa com seu tempo. Gaste seu dinheiro, invista em você e no seu trabalho e certamente você será muito mais feliz! E adivinha só?! Com tudo isso você vai ter tempo de sobra pra viver melhor, pra estudar e aprender mais ainda, o que por consequência vai te fazer executar tudo mais rápido e logo você vai trabalhar menos e ganhar mais não só em dinheiro mas em tempo!

Agora pega todo seu tempo que sobrou e vai aproveitar com sua família e amigos, porque esses sim merecem que você gaste seu bem mais precioso.

​​Artigo escrito por André Rodrigues — https://linktr.ee/souandrerodrigues

Para comprar seus equipamentos de Audiovisual só tem um lugar:

https://www.brazilbox.com.br/ ou @brazilbox no instagram

Assine agora o ArtList e o ArtGrid para ter acesso às melhores trilhas sonoras e stock footages com a melhor e mais liberal licença do mercado. Com nosso link você recebe dois meses grátis!

bit.ly/meartlist

bit.ly/meartgrid

--

--

André Rodrigues — Filmmaker

Um local onde posso concentrar meus artigos e informações sobre audiovisual — Minhas redes Sociais: https://linktr.ee/souandrerodrigues